DAVI CAVALCANTE

ARACAJU (SE), 1994

Davi Cavalcante é um artista multidisciplinar, nascido em 1994 na cidade de Aracaju (Brasil). Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UNIT (2017), ele enxergou em sua formação possibilidades de imergir na arte com mais empenho.

Na graduação, pesquisou o corpo humano através da neurolinguagem buscando compreender a comunicação não-verbal para o aprimoramento de processos de direção de pessoas, o que o levou a uma paixão sobre as relações entre o indivíduo e o mundo, como os afetos externos podem modificar o ser por meio do pensamento e da ação.

Em seu trabalho, aborda o corpo e as relações conectadas a esta matéria a partir de questões referentes às sensações, os sentimentos e a memória, assim como a semelhança e discrepância entre os corpos, compreendendo esse conceito de forma plural, além da aparição humana.

Suas motivações se dão por um processo de autoconhecimento, auto expressão, questionamentos acerca da função da matéria e empenho na mostra de um mundo sob olhares não habituais. Fazendo uma relação entre o abstrato e o concreto, suas obras estabelecem interlocução entre dois universos, interno e externo.

Utilizando o silêncio entre o dito e o não-dito, sua natureza minimalista externaliza obras que deixam vestígios para o espectador, convidando-o para um diálogo sobre subtemas que perpassam as nossas vivências individuais e sociais através de provocações.

O uso da fotografia, do audiovisual, da performance, da colagem, da escrita, da escultura e de outras linguagens são notórios em sua jornada. Em todos os seus trabalhos, o corpo humano e seus afetos são considerados, seja através de uma representação direta ou indireta, o que revela seu estreito interesse pela relação entre o ser/corpo, o objeto/arte e a mensagem/reflexão.”

Site do artista.

@odavicavalcante

Exposições:
Individuais
O corpo e a natureza das coisas | 2021-Aracaju (SE), Brasil
À parte do todo | 2019-Aracaju (SE), Brasil
Coletivas
67º Salão de Artes Contemporânea do Paraná (MAC) | 2021-2022-Curitiba (PR), Brasil
Monólogos Interiores (trabalho em dupla com Rayanne Ellem) | 2021-Aracaju (SE), Brasil
26º Salão de Artes Visuais de Vinhedo | 2021-Vinhedo (SP), Brasil
Galeria Arte Lusofona (CPLP + Espírito Mundo ASBL) | 2021-Bruxelas, Bélgica
RETROEXPO - Espírito Mundo Résidences (Parcours We Art XL) | 2020-Bruxelas, Bélgica
Salão de Artes Visuais Vesta Viana (FASC) | 2019
São Cristovão (SE), Brasil
7º Salão de Fotografia | 2019-Aracaju (SE), Brasil
27ª Salão dos Novos | 2019-Aracaju (SE), Brasil

Site do artista

Estado: SERGIPE
Categorias: Escultura, Fotografia, Instalação, Performance

Atualizado em 09.01.2024