MONOGRAFIAS

Nesta seção, você encontra uma seleção de publicações acadêmicas com temáticas em torno das questões entre arte e raça. Ao clicar, redirecionamos você para os sites de origem de cada uma delas.

Tem um trabalho acadêmico sobre o tema? Envie informações para contato@projetoafro.com.

O Fenômeno da Nagotização e as Macumbarias no Carnaval: o apagamento dos Ewè-Fon no desfile de 2003 do G.R.E.S. Unidos da Tijuca

Rennan Elias de Oliveira Carmo

Universidade Federal do Rio de Janeiro

MONOGRAFIAS

2019

Palavras-chave: candomblé, carnaval, Ewè-Fon, nagotização, Fongbè

Este trabalho tem como objetivo geral debruçar o olhar sobre os modos de antagonização das matrizes culturais dos povos Ewè-Fon – atual país Benim – em detrimento das narrativas yorubanas – atual Nigéria. Como objetivo específico, a pesquisa consiste num estudo de caso ao analisar os discursos que sustentaram esta antagonização presentes no desfile de carnaval realizado em 2003 do G.R.E.S. Unidos da Tijuca. Além da utilização de acadêmicos estudiosos da diáspora, utilizam-se os ensinamentos da oralitura transpassados nas casas de candomblé de raíz Jeje Mahina, cuja língua rezada é o Fongbè. Pretende-se assim gerar um processo revisionista no estudo de matrizes africanas e observar as inflexões que a Nagotização gerou no imaginário popular, distorcendo a memória e a relação de pertença das quais diverses negres foram privades.

is_archive