EDIVAL RAMOSA

SÃO GONÇALO (RJ), 1940 – NITERÓI (RJ), 2015

Pintor e escultor, Edival Ramosa nasceu em São Gonçalo (RJ), em 1940. Após atuar como integrante do Batalhão Suez, na força de Paz da ONU no conflito entre Egito e Israel, em 1962, interessou-se pela prática artística, sendo o país africano um dos impulsos para sua arte. Fixou residência em Milão anos depois, em 1964, onde trabalhou com alguns artistas italianos, entre eles Arnaldo Pomodoro e Lucio Fontana, segundo o site do Museu Afro Brasil. Após um período de 10 anos na Itália, retorna ao Brasil e reside em algumas cidades, além de uma expedição nas aldeias indígenas de Roraima.

A princípio, influenciado por artistas europeus e norte-americanos, praticou um estilo construtivista, com jogos ópticos e referências à visualidade urbana e usando materiais como madeira esmaltada, aço inoxidável e acrílico. A partir da década de 1970, estabeleceu um diálogo com a estética indígena e afro-brasileira, passando a empregar materiais como palha, peles, plumagens, miçangas e bambus.

 

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC, RJ, Brasil
Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
Arezzo Museum das Artes, Arezzo, Itália
Acireale Museum das Artes, Acireale, Itália
California Afro-American Museum, Los Angeles, CA, Estados Unidos

Site Museu Afro Brasil: http://www.museuafrobrasil.org.br/pesquisa/indice-biografico/lista-de-biografias/biografia/2016/04/08/edival-ramosa-de-andrade

Estado: RIO DE JANEIRO
Categorias: Escultura, Pintura

Atualizado em 27.10.2021