EMMANUEL ZAMOR
SALVADOR (BA), 1840 - CRÉTEIL, FRANÇA, 1917
Emmanuel Zamor teve vida conturbada. Adotado por Pierre Emmanuel Zamor e por sua esposa Rose Neveau, foi levado à França em data desconhecida, onde aprendeu música e desenho, tendo frequentado, ao que parece, a Academia Julian em Paris, tornando-se pintor e cenógrafo. Pouco estudada, sua obra só passou a ser conhecida após a realização de uma exposição retrospectiva organizada pelo MASP em 1985. Seu trabalho é marcado por pinturas de naturezas-mortas e paisagens. Para o crítico José Teixeira Leite, trata-se de um artista em que “repercute a pálida influência dos pré-impressionistas da Escola de Barbizon, […] senhor de uma paleta tristonha a realçar um sofrido desenho, estilisticamente a meio caminho entre o Realismo e o Romantismo”, segundo o site do Museu Afro Brasil.
Museu Afro Brasil, São Paulo, SP, Brasil
Museu de Artes Brasileiras da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, São Paulo, SP, Brasil
Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, São Paulo, SP, Brasil
Individuais
1985
Individual de Emmanuel Zamor, Museu de arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP, São Paulo, SP, Brasil
Coletivas
1999
A Figura Feminina no Acervo do MAB, Museu de Artes Brasileiras da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP, São Paulo, SP, Brasil
1993
Pintores Negros do Século XIX, Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil
1988
A Mão Afro-Brasileira, Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM, São Paulo, SP, Brasil
ARAÚJO, Emanoel (org.). A Mão afro-brasileira: significado da contribuição artística e histórica. São Paulo, SP: Tenenge, 1988.
EMMANUEL Zamor. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa8506/emmanuel-zamor. Acesso em: 21 de maio de 2022. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
Site Museu Afro Brasil
Estado: BAHIA
Categorias: Pintura
Atualizado em 21.05.2022