JOSI
ITAMARANDIBA (MG), 1983
Formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Josi decidiu cursar Artes Plásticas na Escola Guignard, da Universidade Estadual de Minas Gerais – UEMG, ambas universidades que têm formado artistas com carreiras promissoras e consolidadas.
Interessada por uma pesquisa que traz em sua base processos não canônicos, a artista produz sua obra com o caldo do feijão preto e terra, misturando lembranças a experiências cotidianas, como observamos na apresentação da sua primeira individual, “Quarar Reverso”, realizada na Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, em 2022. São pinturas sobre papel e tecido que entrelaçam a memória, a ancestralidade, a fabulação e a “escrevivência”, termo cunhado pela escritora Conceição Evaristo.
Além de sua individual, Josi tem participado de exposições coletivas, entre elas o “Abre Alas 17”, na Galeria A Gentil Carioca, e “Algumas Histórias sobre nós”, na Galeria Danielian, ambas no Rio de Janeiro, em 2022.
Vive e trabalha em Belo Horizonte, MG.
Individuais
2022
Quarar Reverso, Casa Fiat de Cultura, Belo Horizonte, MG, Brasil
Coletivas
2024
Encruzilhadas da arte afro-brasileira, Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB, Belo Horizonte, MG, Brasil
2023
Encruzilhadas da arte afro-brasileira, Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – CCBB, São Paulo, SP, Brasil
Emoção de Lidar, Quadra Galeria, São Paulo, SP, Brasil
2022
Abre Alas 17, Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Algumas Histórias sobre nós, Galeria Danielian, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
VEZA 02, plataforma SOUTH SOUTH, com artistas participantes do Abre Alas 17 da Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
2020
Entre o isolamento e o contato, Escola Guignard – UEMG, exposição virtual
Estado: MINAS GERAIS
Categorias: Desenho, Pintura
Atualizado em 04.06.2024