PAULINHO SACRAMENTO
RIO DE JANEIRO (RJ), 1975
Cineasta, Carioca, Artista Residente do MAM-RJ e diretor da S23 Gestão Cultural, Arte e Tecnologia e da produtora de audiovisual Ogum Filmes.
Foi coordenador da área de vídeo e do acervo do Circo Voador Lapa/ RJ de 2004 a 2010. Na lona filmou, registrou e editou centenas de shows de importantes artistas nacionais e internacionais como Caetano Veloso, Planet Hemp, Gilberto Gil, O Rappa, Nação Zumbi, Chico Buarque, Los Hermanos, Paralamas do Sucesso, The Strokes, Lee Perry, The Wailers, entre outros grandes nomes da música mundial, além de ser professor do Ponto de Cultura Audiovisual do Circo Voador.
Dirigiu e escreveu a ficção “Lapa 24 horas” com Flavio Bauraqui, Poly Marinho, Shirley Cruz, Thogun, Babu Santana, Rodrigo dos Santos entre outros, projeto que ganhou prêmio internacional no Festival de Cinema Negro Brasil, África e Caribe Zózimo Bulbul, um dos maiores festivais de cinema negro do mundo.
Realizou também os documentários “Reggae na estrada”, apresentado pelo cantor Hélio Bentes, vocalista da banda Ponto de Equilíbrio, “Papo de Fotografia e Samba” com Ierê Ferreira, Chama Imperiana” com Arlindo Cruz, Velha Guarda do Império Serrano, Grupo Fundo de quintal e Teresa Cristina, “A metralhadora de Selarón”, que conta em um breve bate papo um pouco da vida do artista chileno Jorge Selarón, que transformou os degraus da escadaria da Lapa em um ponto turístico.
Roteirizou e dirigiu o documentário “Shackal – a lenda do
rap está de volta” ganhador do prêmio Light LabCurta, montou e editou o documentário “O veneno está na mesa” dirigido pelo cineasta Sílvio Tendler, ganhador do prêmio de melhor filme documentário do Festival da Romênia, dirigiu o espetáculo filme-teatral Penso Vozes, com Bernardo Mendes, Babu Santana e Ana Chagas. Fez a concepção tecnológica do espetáculo Mulheres no Pódio de Shirley Cruz.
Escreveu o livro “A boca que vomita fogo”, à venda no site da Amazon. No Canal Brasil, foi câmera e fotógrafo do programa Cine Chat Brasil. Foi selecionado como roteirista para o projeto Narrativas Negras para o Audiovisual da FLUP em parceria com a Rede Globo.
É idealizador do Rio Mapping Festival, considerado o maior festival de vídeo mapping da América Latina que foi patrocinado por Prefeitura do Rio, Rede Globo, IRB Brasil RE e Oi Telemar.
Nesse segmento concebeu e realizou projetos de vídeo mapping para clientes como Becks, Budweiser, Twitter, Virada Sustentável, SESC, Casa França Brasil, FLUP, estabelecendo parcerias internacionais com os Consulados da Holanda, Espanha e França. Realizou projetos de grande porte como a projeção no edifício A Noite, para o Boulevard Olimpico durante as Olimpiadas Rio 2016 e abertura do programa Fantástico da Rede Globo. Após o incêndio do Museu Nacional o artista foi convidado pela TV Globo para criar um vídeo mapping na fachada do Museu.
Foi curador do Festival de Cinema de Brasilia em 2022. Foi jurado do edital cultural de Grafiti em Niterói por meio da
Secretaria Municipal das Culturas e da Fundação de Artes de Niterói (FAN).
É diretor da casa de Cultura Saravá Bien, espaço cultural atuante no circuito carioca que está situado na Lapa / RJ.
É roteirista e diretor do filme longa metragem “O sequestro do embaixador alemão” ou Memórias de uma ação revolucionária”, que tem estreia prevista em 2023 no Estação Net Rio em Botafogo.
Durante a quarentena realizou o filme “De Cabral a George Floyd – Onde arde o fogo sagrado da liberdade”, longa metragem licenciado pela Prime Box Brazil que foi ganhador de menção honrosa no Festival de Cinema Negro de Porto Alegre e no Festival de Alter do Chão em Santarém. O filme também foi selecionado como filme de abertura do Festival Cine Tamoio de São Gonçalo.
Recentemente foi membro do Conselho de Ética da ABRA – Associação Brasileira dos roteiristas e autores e coordenador do comitê de equidade racial da associação.
Em 2022 lançou o curta metragem “O vampiro que pensa vozes” que foi selecionado para a 26 Mostra de Tiradentes e que foi selecionado para disputar o júri popular.
Ultimamente dirige conteúdos para o canal Music Box Brazil, como o Programa Drops e transmissão de shows ao vivo como o Festival Faixa Preta que será exibido no mês de fevereiro de 2023 e cuja a programação musical contou com a participação de Djonga, Poze do Rodo, Black Alien, BK’
Estado: RIO DE JANEIRO
Categorias: Desenho, Instalação, Vídeo
Atualizado em 30.11.2023