SEBASTIÃO JANUÁRIO

DORES DE GUANHÃES, MG, 1939

Sebastião Januário é pintor, muralista e desenhista autodidata. Os olhares, gestos e a organização espacial das figuras em suas composições trazem narrativas que triangulam cenas do cotidiano, emoção e sabedoria popular. Observador e contador de histórias, ele traz imagens ligadas à terra e à religiosidade, conferindo ao povo e aos santos a justa medida da nobreza, com suas dores e alegrias. Sua pesquisa é envolta na luminosidade quase chapada com contornos demarcados e bem definidos. Tanto a exaltação da linha quanto do contorno encontram o precioso trabalho de Januário como colorista, convidando o espectador a entrar, através de uma linguagem simples, em cenas complexas. Com tudo isso, é possível afirmar a dinâmica pedagógica de seu trabalho que ensina através da imagem, fixada em diferentes suportes, as dimensões de sua sabedoria ancestral.

Na década de 60, Januário estudou no Museu de Arte Moderna de Paris, França. No Rio de Janeiro, ele estudou com Ivan Serpa no Museu de Arte Moderna (MAM Rio).

Com obras em importantes coleções, suas pinturas e murais podem ser encontrados na Paróquia de Nossa Senhora das Dores na cidade de Dores de Guanhães (MG), na coleção Gilberto Chateaubriand (MAM Rio), no Museu de Arte Negra (MAN), dentre outros.

Vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ.

Museu de Arte do Rio de Janeiro – MAM, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Museu de Arte Negra - MAN/IPEAFRO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Individuais

2022
Cores para esquecer – Sebastião Januário, Galeria Periscópio, Espaço CAMA, São Paulo, SP, Brasil

Coletivas
2021
Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra – Primeiro Ato: Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra, Instituto Inhotim, Brumadinho, MG, Brasil
A Memória é uma invenção, Museu de Arte do Rio de Janeiro – MAM, Rio e Janeiro, RJ, Brasil

Portfólio do artista/Galeria Periscópio.

Estado: MINAS GERAIS
Categorias: Desenho, Pintura

Atualizado em 04.04.2022