Sidney Amaral, Bem Me Quer, da série Relações Delicadas (detalhe). Foto: Divulgação

FESTIVAL NEGRARTE HOMENAGEIA SIDNEY AMARAL

por Projeto Afro

13 de maio de 2022

Sidney Amaral, Bem Me Quer, da série Relações Delicadas (detalhe). Foto: Divulgação

O Festival NegrArte nasce no intuito de apresentar a importância e as influências de artistas negros, negras e negres na construção da biografia das artes visuais brasileiras, da tela à escultura, da fotografia ao grafite e da literatura ao design. O evento online e gratuito acontece entre os dias 13 e 15 de maio.

A iniciativa pretende promover e ampliar essas produções contemporâneas por meio de encontros com palestras, rodas de conversas, apresentações artísticas e exposições sobre diversas manifestações artísticas, além de homenagear um artista, nessa edição Sidney Amaral, que faleceu precocemente aos 44 anos. Em suas obras, Amaral compartilhou sua própria existência como homem negro, que conviveu com as marcas do racismo.

Sidney Amaral, O sonho do garoto ou o atleta de Kichute (Estudo), 2014, aquarela e grafite sobre papal, 38,3 x 27,7 cm. Foto: Divulgação

Sobre o evento

O festival nasceu de um desejo dos idealizadores Flávio Nogueira e Liliane Santos, que pensaram em criar um evento no qual fosse possível refletir, discutir e ampliar a produção contemporânea de artistas negros/as/es exibindo suas camadas e multiplicidade, além de buscar se desenvolver como um agente cultural e uma ferramenta no combate ao racismo estrutural.

Com curadoria do arquiteto Alexandre Salles, o evento terá três dias de programação com debate sobre a obra do artista Sidney Amaral, palestras, roda de conversa, performances e duas apresentações musicais, com Batucada Tamarindo e Melvin Santhana.

Entre os participantes, a apresentadora do GNT Stephanie Ribeiro; a grafiteira Ziza na roda de grafite; o cineasta Jeferson De, que está dirigindo a novela ‘Além da Ilusão’, da Globo; a premiada cineasta Sabrina Fidalgo; Deri Andrade, do Projeto Afro, e Hudson Rodrigues na roda de fotografia; o professor adjunto na Escola de Belas Artes da UFMG, Wagner Leite Viana, a artista visual, pesquisadora e educadora, Janaina Barros; a artista visual, educadora e pesquisadora Elidayana Alexandrino; e as curadoras Renata Felinto e Hanayrá Negreiros, entre outros.

O evento será transmitido pelo canal do YouTube da NegrArte

Confira a programação completa no site do festival

Serviço:

13 a 15 de maio

Online

 

*Com informações da assessoria de imprensa.