PROJETO AFRO LANÇA APLICATIVO PARA CELULAR
por Projeto Afro
12 de dezembro de 2021
Disponível para download de forma gratuita, a partir do dia 12 de dezembro, o aplicativo Projeto Afro: Além da tela consiste em um dispositivo para escolha de fundo de tela/descanso de celulares, composto por imagens selecionadas de obras de arte de artistas que integram o mapeamento do Projeto Afro. Ao baixar o app, é possível navegar pelas páginas de alguns artistas e ainda escolher uma obra para usar como papel de parede. O projeto para realização do aplicativo foi contemplado pelo Edital nº 15 2020 do ProAC Editais.
Essa mais nova ação expande a atuação da plataforma, lançada em junho de 2020, que tem realizado o mapeamento e a difusão de artistas negros/as/es. Desde a realização de uma programação pública, até o apoio a exposições e pesquisas, o Projeto Afro vem atuando na promoção da arte de autoria negra no Brasil. “O aplicativo é mais um passo importante nesta recente trajetória do Projeto Afro, que tem realizado ações no digital e para além deste, em sintonia com sua maior missão de divulgar arte de autoria negra no Brasil”, comenta Deri Andrade, idealizador do Projeto Afro.
Com 170 artistas cadastrados/as/es na base de dados da plataforma, com o app será possível encontrar trabalhos artísticos de alguns desses autores como Alexandre Ignácio Alves, Ana Raylander Mártis dos Anjos, Gustavo Nazareno, Kika Carvalho e Rafael Bqueer. “Ao longo de 12 meses, o app passou por um processo de concepção, com uma curadoria que selecionou um primeiro número de obras que poderão ser acessadas no lançamento. Além disso, a construção do aplicativo não seria possível sem a premiação deste edital do ProAC e o apoio da tatu cult, parceira do Projeto Afro”, conta Andrade.
Para Monique Cerchiari, fundadora da tatu cult, contribuir ativamente para a difusão das artes, mostrando a potência de artistas negros, são processos urgentes e fundamentais para a construção da história das artes no país. “ Nossa parceria com o Projeto Afro tem por objetivo garantir uma estrutura sólida e permanente para que essa pesquisa se expanda cada vez mais e o aplicativo “Projeto Afro: Além da Tela” é um desdobramento desses esforços.
A interface do app é de fácil manuseio, com botões clicáveis que possibilitam os usuários escolherem os planos de fundo com mais agilidade. Assim, as pessoas poderão visualizar informações a respeito da obra, seus autores e se está disponível nos acervos de alguma instituição cultural. Além disso, os visitantes podem acessar o site para informações que complementam os dados mostrados no aplicativo, sendo o portal ainda o principal local de divulgação dessas obras.
O lançamento do app contará com uma mesa de debate online que acontece no dia 12 de dezembro, às 17h, em parceria com o Museu Afro Brasil – (MAB), e participação de Carollina Lauriano, curadora; Joyce Farias de Oliveira, historiadora do MAB; Ramo, artista; mediação de Deri Andrade e apresentação do app de Jacó Oliveira, da tatu cult, com intérpretes de Libras. A conversa acontece no YouTube do Projeto Afro e do Museu Afro Brasil.
BAIXE O APP AQUI.
Serviço:
Lançamento do aplicativo ”Projeto Afro: Além da tela”
Disponível para Android
A partir de 12 de dezembro
Evento de lançamento às 17h, mesa de debate online com Carollina Lauriano, Joyce Farias de Oliveira, Ramo, mediação de Deri Andrade e apresentação do app de Jacó Oliveira
Com intérpretes de Libras
Local: YouTube do Projeto Afro e do Museu Afro Brasil
*Texto com informações do release produzido por Kelly Santos
Informações para a imprensa:
Mídia Pente Fino
Kelly Santos | 11 95630-3505
kelly.santos@midiapentefino.com.br